quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PROJETO COMEMORANDO A PÁSCOA

PROJETO COMEMORANDO A PÁSCOA


OBJETIVOS:


  • Refletir no sentido de entender o sentido da páscoa enquanto festa cristã

  • Conscientiza-los sobre a influência exercida pelo comércio sobre as pessoas, em tempo de Páscoa.

HISTÓRIA - PÁSCOA


A Páscoa é uma das principais festas religiosas comemoradas no Brasil e no mundo. Para os povos cristãos representa a ressurreição de Cristo.

Porém, muito antes disso, já era comemorada por povos primitivos do hemisfério norte, que festejavam nessa época, a chegada da primavera. Eles davam de presente uns aos outros ovos de galinha pintados de cores vivas.Decorar ovos é uma tradição milenar chinesa; povos da Europa Central também cultivavam esse costume há muitos e muitos anos. Os ovos – símbolo de vida e renovação, pois contém dentro de si a possibilidade de um novo ser – eram feitos de madeira, de cera e de outros materiais. Reis e faraós trocavam entre si ovos de ouro e pedras preciosas.

Para os Judeus, a PÁSCOA significa a libertação dos hebreus do cativeiro no Egito, onde foram escravos por 400 anos aproximadamente, e a travessia para a Palestina , sob a liderança de Moisés.

A Páscoa não tem data fixa. No hemisfério sul é celebrada no primeiro domingo após a lua cheia de outono. Pode cair entre 22 de março e 22 de abril, e a semana que antecede é chamada de Semana Santa.

Hoje em dia, é uma festa muito popular. Adultos, crianças, parentes e amigos trocam entre si principalmente ovos e coelhos de chocolate, como expressão de afeto mútuo.

O coelho simboliza a fertilidade, pois começa a procriar cedo, reproduz-se rápido e tem grandes ninhadas. No Brasil, o coelho foi introduzido como símbolo da páscoa pelos imigrantes alemães, e o costume logo se espalhou pelo país.

A indústria do chocolate surgiu na Europa, em 1834. Os ovos enfeitados com fitas e papel colorido surgiram no início do século XX.


Nenhum comentário:

Postar um comentário